A procura por produtos e serviços online aumentaram drasticamente desde o início da Pandemia. Desde então, as pessoas passaram a evitar ir em lojas físicas e começaram a mudar seus hábitos de compra. Sua empresa ou loja ainda não conseguiu se adaptar às novas maneiras de atender bem aos clientes por conta do distanciamento?
O atendimento online quando eficiente, é capaz de ultrapassar os ambientes físicos. Quando o atendimento passa a ser feito com excelência, satisfaz e fideliza clientes que com certeza priorizarão seu bom atendimento e voltarão a comprar com você.
Para os clientes, ficou ainda mais fácil ser atendido via internet, mas, ao mesmo tempo, é necessário atenção redobrada por parte dos profissionais para se comunicar bem e acertar o “tom de voz” por escrito.
Confira as dicas que preparamos para seu atendimento ser ainda melhor!
- Atendimento receptivo com proatividade do vendedor
Ser proativo é uma qualidade fortíssima para tudo nesta vida. Ela pode e deve ser aplicada durante a jornada de compra do seu cliente, visando atender o melhor possível e contribuir com uma boa experiência. Empenhe-se e seja sempre solícito, mostrando vontade de ajudar e buscando sentido naquilo que o cliente está procurando para ser completo na sua comunicação com ele, respeitando e compreendendo a maneira de cada cliente agir online diante da decisão da compra.
- Respostas ágeis
Tem demanda de atendimento? Que ótima notícia! Procure não demorar no atendimento, mesmo em dias de maior fluxo de pessoas pedindo por atenção. Nesse caso, a organização é a chave: se aumentar o número de atendimentos, vale a pena dividir com outros membros da equipe, sem precisar deixar o cliente esperando.
- Comunique-se sem assustar o cliente
Pode parecer bobeira, mas não é. Procure evitar ao máximo escrever em caixa alta ou utilizar uma linguagem rebuscada. Se o cliente tiver dúvidas mais complexas, uma boa dica é ter sempre um texto no blog do seu site preparado para sanar essas dúvidas. Busque sempre um tom sutil e amigável.
- Vá até o fim em seu atendimento online
O atendimento termina apenas quando o cliente decide que chegou ao fim. Caso precise buscar informações, mantenha o cliente avisado e atualizado enquanto espera por você, passando tranquilidade que será atendido da melhor maneira possível. Com certeza ele compreenderá e agradecerá sua dedicação.
- Seja e aja como humano, não como um boot
Não tem sensação pior quando utilizamos automação, do que ter opções automáticas e que não resolvem o problema. Isso pode ser muito negativo para a marca. Aproveite a interação com seu cliente e converse naturalmente. Jamais se esqueça de dar atenção quando ele questionar algum assunto, por mais simples que pareça.
Agora que você acompanhou nossas dicas, conte pra gente: qual dessas dicas você já pratica em seu negócio?